segunda-feira, 26 de dezembro de 2011
2011 vai se encerrando! Ano com lutas, conquistas, derrotas, mas nunca nos abatemos. Desistir nunca, render-se jamais! O capital caminha devastando espaços, vidas, esperanças e sonhos! Mas nós anarquistas não nos curvamos a esse monstro, e deixemos 2011 e iniciemos 2012, trazendo na memória nossas conquistas e perspectivas libertárias que nos vem acompanhando durante a história. E que 2012, seja para todos nós um ano de Lutas, Saúde & Anarquia!
10.12.2011 - 2º Sessão Cinema & Anarquia!
No último dia 10 de dezembro, ocorreu na Cinemateca de Santos mais uma sessão Cinema & Anarquia, organizada pelo Núcleo de Estudos Libertários Carlo Aldegheri. Desta vez houve a exibição dos curtas-documentários “Escolas Modernas: educação libertária na São Paulo do Início do século” e “O sonho não acabou: teatro libertário no Brasil”. Após a exibição destes pequenos filmes, houve uma palestra sobre “Pedagogia libertária”, sua trajetória histórica e sua atualidade apresentada pelo companheiro Zorel, que em solidariedade ao Núcleo de Estudos Libertários Carlo Aldegheri e visando a possibilidade da propagação dos ideais ácratas, partiu de Sorocaba, desceu a serra e nos presenteou com uma bela oratória, apresentando as propostas pedagógicas desde Charles Fourier e Proudhon, passando por Tolstoi e sua experiência de Iasnaia Poliana, na Rússia, a Escola Moderna de Barcelona, de Francisco Ferrer, e as escolas anarquistas no Brasil nas primeiras décadas do século XX. Não se esqueceu de falar sobre as possibilidades de práticas anarquistas pedagógicas na nossa atualidade além de falar sobre as escolas anarquistas na África.
Houve uma presença marcante de público, que assistiram aos filmes e apreciaram à palestra, tendo participado do debate, após o encerramento da fala do companheiro Zorel, questionando, apresentando experiências, perguntas e palavras que somaram com a atividade.
Para o próximo ano, daremos sequência junto com a cinemateca de Santos a sessão Cinema & Anarquia, além de outras atividades que estão em nossos planos.
quarta-feira, 23 de novembro de 2011
Entrevista na Rádio da Juventude (São Vicente)
Visando estreitar os laços de companheirismo e solidariedade nas lutas sociais, membros do Núcleo de Estudos Libertários Carlo Aldegheri, estiveram visitando os companheiros da Rádio da Juventude, na cidade de São Vicente, onde ocorreu uma r
http://www.ustream.tv/recorded/18625039
domingo, 13 de novembro de 2011
Carta de apresentação
Acreditando que a análise criteriosa das questões sociais (mesmo sem as necessidades de diplomas ou graduações), com bases em documentos históricos produzidos pelos seus próprios protagonistas, é uma poderosa ferramenta que contribui para a liberdade individual, coletiva e interação social, sendo essas reflexões essenciais para a construção de um mundo novo, assim surge em meados de 2010, na cidade de Guarujá, o Núcleo de Estudos Libertários Carlo Aldegheri.
O Núcleo de Estudos Libertários Carlo Aldegheri (nome dado em homenagem ao anarquista italiano Carlo Aldegheri, que também militou na França, na Espanha e viveu durante muitos anos no Guarujá) tem como proposta inicial o estudo das teorias e práticas anarquistas através do seu desenvolvimento histórico, objetivando, assim, resgatar fatos e acontecimentos que colaborem para uma melhor compreensão da conjuntura vigente, contribuindo para a formação política de novos militantes, edificando possibilidades de atuação social e, ao mesmo tempo, evitando a repetição de certas ações improdutivas que a experiência do passado nos ensina.
pretendemos atuar publicamente organizando atividades socioculturais como: exibições de filmes com conteúdo libertário, seguido de debates, promovendo e proferindo palestas, participando coletivamente com outros coletivos em grupos de estudos, em suma, realizando eventos com o propósito de coletivizar ao máximo o resultado de nossas pesquisas, sempre com o objetivo de fomentar a prática do anarquismo, independente dos seus adjetivos, já que entendemos o anarquismo enquanto fim, ou seja, a prática da cooperação, do apoio mútuo, da troca de conhecimentos de forma autogestionária, da constante busca de possibilidade através da ação direta, com base na liberdade responsável.
Também está em nosso programa de atuação, tomar parte em campanhas de solidariedade á outros grupos e indivíduos libertários, assim como, a participação em manifestações políticas (apartidárias, obviamente) e ações coletivas junto aos diversos movimentos sociais, atuando sempre de forma autônoma e libertária.
Além disso, estamos organizando uma biblioteca social anarquista, visando a preservação e difusão de diversos materiais de cunho libertário, de lutas sociais, manifestações culturais e contraculturais (livros, jornais, revistas, panfletos, cartazes, fotos, fanzines, filmes, entre outros), que possibilitem a iniciativa de novos e diversos estudos e pesquisas. Objetivamos em um futuro próximo termos a possibilidade de criação de um espaço aberto ao público, onde possamos estar disponibilizando este acervo à todas as pessoas interessadas.
Além de participar das atividades promovidas pelo Núcleo de Estudos Libertários Carlo Aldegheri, quem estiver interessado em colaborar de forma mais próxima ao grupo, poderá estar compartilhando ideias, estudos, práticas libertárias, fazendo doações de materiais de pesquisa ou mesmo nos convidando para participar de outros eventos (como palestras e grupos de estudos), através do seguinte e-mail:
"A formação intelectual é um dever, no sentido do sujeito se preparar, pois o saber é um meio de libertação, o instrumento de luta, mais objetivo e preciso ao seu alcance."
(Pedro Catallo)
Assinar:
Postagens (Atom)